Ministério da Economia põe prédio histórico no Rio de Janeiro à venda
Edifício já foi sede de jornal, rádio e do INPI
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Depois de uma novela que durou anos, o Ministério da Economia autorizou, por meio de uma portaria pública publicada nesta terça-feira (29) no Diário Oficial, que o célebre edifício A Noite, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, seja vendido numa concorrência, a edificação está avaliada em R$ 90 milhões. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
O prédio erguido no estilo art deco tem 22 andares e era o mais alto da América Latina quando foi erguido em 1929 (foi o conhecido por ser o primeiro arranha-céu do Brasil). Projetado pelo arquiteto Joseph Gire, o mesmo que desenhou o projeto do Hotel Copacabana Palace e do Hotel Glória, também no Rio, o prédio deve seu nome ao hoje extinto jornal A Noite, que ocupava o espaço.
Tornou-se sede da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, depois da criação em 1936, ocupando quatro andares do edifício alguns anos depois de sua inauguração e sendo sua sede nas décadas em que a emissora era a maior audiência do país, nos últimos anos, serviu como sede do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).