Ministério da Justiça anuncia operação de segurança para 2° turno das eleições
Segundo Anderson Torres, Brasil "está preparado"
Foto: Agência Brasil
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou na última sexta-feira (28), em coletiva, o esquema de segurança para o segundo turno das eleições. O Centro Integrado de Controle e Comando Nacional foi reativado. De acordo com o ministro, o Brasil está preparado para garantir aos cidadãos o direito ao voto neste domingo (30).
“Estamos preparados para o segundo turno das eleições, do ponto de vista da segurança pública. O povo brasileiro poderá, com tranquilidade, votar no próximo domingo”, disse Torres. Segundo ele, o objetivo da operação é “manter a tranquilidade e garantir que o povo possa exercer livremente o direito do voto”.
Crimes eleitorais
“As forças federais estão prontas, com planejamento em andamento fazendo parte da prevenção a crimes eleitorais em todo o país”, disse Torres ao destacar que as autoridades estão com foco “em dois crimes que chamaram atenção” durante o primeiro turno: a boca de urna e a compra de votos.
Torrer informou ainda que disporá de um efetivo de cerca de 500 mil policiais, entre militares, civis e policiais federais e rodoviários federais.“Tivemos mais de R$ 10 milhões apreendidos pelas policias no primeiro turno. As informações são de que eram recursos utilizados para a compra de votos, um tipo de crime que fere de morte o direito de livre voto dos brasileiros. Isso não será tolerado”, disse o ministro.