Ministério da Justiça anuncia permissão de entrada com garrafas de água em espetáculos
Medida foi divulgada após morte de fã em show da cantora Taylor Swift
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria do Consumidor, determinou que a partir deste sábado (18), a entrada de garrafas de água de uso pessoal, em material adequado, seja permitida em espetáculos. O ministro Flávio Dino divulgou a determinação na plataforma X, após uma jovem morrer no show de Taylor Swift no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nesta sexta (17), onde a sensação térmica chegou a 60 graus e a entrada com água foi proibida.
Além disso, ele também determinou que as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor terão a obrigação de disponibilizar água potável gratuita em "ilhas de hidratação" de fácil acesso.
A medida, que entra em vigor imediatamente, visa garantir a saúde e segurança dos espectadores. No anúncio também foi mencionada a edição de uma Portaria com os detalhes das novas diretrizes, que estará disponível em até uma hora após o comunicado.
Além disso, a Secretaria Nacional do Consumidor afirmou que tomará providências para fiscalização, contando com a colaboração dos Estados, Municípios e atuação da Polícia, se necessário.
A partir de hoje, por determinação da Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça, será permitida a entrada de garrafas de ÁGUA de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos. E as empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar…
— Flávio Dino 🇧🇷 (@FlavioDino) November 18, 2023