• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Justiça regulamenta visto temporário de nômades digitais no Brasil

Ministério da Justiça regulamenta visto temporário de nômades digitais no Brasil

Autorização de residência também foi regulamentada

Por Da Redação
Ás

Ministério da Justiça regulamenta visto temporário de nômades digitais no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Imigração, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, regulamentou a concessão de visto temporário e autorização de residência a imigrante que, sem vínculo empregatício no país e fazendo uso de tecnologias da informação, possa a executar trabalhos para empregadores estrangeiros. 

A medida visa estimular atividades dos chamados “nômades digitais” no Brasil e foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24) estabelecendo prazo inicial de um ano de residência, podendo ser renovado por igual período.

O "nômade digital" poderá adquirir o visto em qualquer repartição consular brasileira no exterior, com a apresentação dos documentos previstos na resolução, como seguro saúde válido no território nacional e a comprovação de condição de nômade digital.  

O imigrante que se encontre em território nacional poderá apresentar pedido de autorização de residência ao Ministério da Justiça pelo Sistema MigranteWeb.

A comprovação da condição de nômade digital deverá ser feita com a apresentação de contrato de trabalho ou de prestação de serviços, entre outros documentos que demonstrem vínculo com empregador estrangeiro. Além disso, é necessário comprovar meios de subsistência no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário