• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministério da Justiça vai apresentar proposta de criação da Guarda Nacional nos próximos dias, diz Dino

Ministério da Justiça vai apresentar proposta de criação da Guarda Nacional nos próximos dias, diz Dino

Corporação tem o objetivo de proteger os prédios públicos federais em Brasília

Por Da Redação
Ás

Ministério da Justiça vai apresentar proposta de criação da Guarda Nacional nos próximos dias, diz Dino

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo federal deve apresentar nos próximos dias a proposta de criação de uma Guarda Nacional para proteger os prédios públicos federais em Brasília e atuar em operações especiais em terras indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados. 

A informação foi passada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em entrevista exclusiva a veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), na noite de quarta-feira (25). 

De acordo com Dino, a proposta de criação foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação. Será parecido com a Força Nacional, mas com comando próprio, com cultura, enfim", afirmou.

A ideia da proposta é que seja uma corporação civil, mas de caráter ostensivo, com ingresso por meio de concurso próprio. "Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir", completou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário