Ministério da Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a dengue em todo o Brasil
Na Bahia, vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de seis a 16 anos
Foto: Divulgação/Ascom Sesab
O Ministério da Saúde anunciou, na manhã desta quinta-feira (18), a ampliação da faixa etária elegível para a vacinação contra a dengue. Agora, as vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de seis a 16 anos. Anteriormente, a vacinação estava restrita para jovens entre 10 a 14 anos.
Até o momento, a Bahia distribuiu 170.469 doses para 125 municípios, mas cerca de 22 mil doses com validade até abril ainda não foram utilizadas e deverão ser aproveitadas antes que sejam inutilizadas.
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, avalia que, “além de assegurar a segunda dose para todos que iniciarem o esquema vacinal, a medida ministerial busca reduzir a incidência de Dengue entre a população mais jovem e otimizar recursos”.
Dengue na Bahia
Em 2024, a Bahia enfrenta uma pandemia de dengue com um aumento alarmante de 667% nos casos prováveis da doença, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Até o último sábado (13), haviam sido notificados 134.953 casos prováveis, em contraste com os 17.595 registrados em 2023. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Ainda segundo a pasta, atualmente, 269 municípios estão em epidemia. No estado, a taxa de letalidade é de 2,7%, abaixo da média nacional. No total, 37 óbitos foram confirmados por dengue em toda a Bahia.
Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença no estado. Hoje, o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de Chikungunya e 1.123 de Zika.