Ministério da Saúde anuncia criação de memorial para vítimas da covid-19
Encontro busca promover reflexão e aprendizado sobre a crise sanitária
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, liderou uma reunião voltada para a criação de um memorial em homenagem às vítimas da Covid-19, nesta segunda-feira (11). Há quatro anos a OMS declarou a pandemia, da doença, quando o vírus se disseminou globalmente. O Brasil, desde então, registrou mais de 38 milhões de casos e 710.427 óbitos pela doença.
A ministra participou da abertura do seminário, que reuniu especialistas, autoridades e profissionais de diversas áreas que estiveram envolvidos no enfrentamento da pandemia. A programação se estende até esta terça-feira (12), com o lema oficial do evento sendo "Direito à memória; lembrar para aprender."
Em 2024, a doença voltou a ganhar força no país. De acordo com o Ministério da Saúde, entre 25 de fevereiro e 2 de março, o Brasil registrou mais de 70 mil casos. Até 7 de março, foram contabilizadas 1.789 mortes pela Covid-19.
O ministério também reporta que mais de 517,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram administradas desde o início da campanha de imunização nacional. Além disso, mais de 33 milhões de pessoas receberam a dose de reforço com a vacina bivalente.
A imunização também alcançou parcelas específicas da população, com 1.478.006 indígenas e 1.848.494 quilombolas vacinados. A vacina está disponível de forma gratuita em unidades de saúde em todo o país, representando um avanço significativo na luta contra a pandemia.