Ministério da Saúde assina contrato para compra de vacina de dose única contra a dengue
Acordo de R$ 368 milhões garante aquisição inicial do imunizante Butantan-DV, aprovado pela Anvisa

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na sexta-feira (19) o contrato para a compra das primeiras doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. Avaliado em cerca de R$ 368 milhões, o acordo prevê a aquisição inicial do imunizante Butantan-DV, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início deste mês e considerado o primeiro do mundo contra a dengue em dose única.
Nos próximos dias, 300 mil doses devem ser entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O lote inicial será destinado à vacinação de voluntários que participaram dos estudos clínicos e a ações específicas nos municípios de Botucatu, em São Paulo, e Maranguape, no Ceará, além de estudos de vacinação em massa em Nova Lima, em Minas Gerais.
A previsão do ministério é que a aplicação das primeiras doses ocorra entre os dias 17 e 18 de janeiro. Até o fim do mês, a expectativa é receber mais 1 milhão de doses, que deverão ser direcionadas principalmente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Indicada para pessoas de 12 a 59 anos, a vacina Butantan-DV apresentou eficácia global de 74,7% contra casos sintomáticos de dengue e cerca de 89% de proteção contra formas graves da doença. Desenvolvido com tecnologia de vírus vivo atenuado, o imunizante faz parte da estratégia nacional de enfrentamento à dengue e terá sua distribuição ampliada gradualmente à população conforme o aumento da capacidade de produção.


