Ministério da Saúde confirma nove casos suspeitos de coronavírus
O coronavírus é uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, como resfriado e pneumonia

Foto: Miguel Candela/SOPA Images/LightRocket/Getty Images
O Ministério da Saúde confirmou nove casos suspeitos de coronavírus em seis estados nesta quarta-feira (29). Os estados com maior número de suspeitas são São Paulo, com três casos, e Santa Catarina, com duas suspeitas. Nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e no Ceará há a suspeita de um caso em cada.
De acordo com o novo boletim, já foram notificados 33 casos suspeitos, mas apenas nove estão em investigação. Os demais foram descartados ou excluídos, por não se enquadrarem nos pré-requisitos definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para garantir o monitoramento de possíveis casos suspeitos do coronavírus em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Vigilância, já emitiu um boletim epidemiológico para os estabelecimentos de saúde das redes pública e privada da capital, alertando principalmente sobre a importância da notificação imediata de pacientes que apresentarem os sintomas.
A medida faz parte de um rol de estratégias preventivas e de controle que será adotada pela pasta para evitar a circulação do vírus na cidade.
Doença
O coronavírus é uma família de vírus que causa síndromes respiratórias, como resfriado e pneumonia. Versões mais graves causam patologias piores, como a temida Síndrome Respiratória Aguda Grave, responsável pela morte de mais de 600 pessoas na China e em Hong Kong entre 2002 e 2003. A versão de vírus que circula agora é uma espécie nova, desconhecida da comunidade médica até então.
Leia também:
>> Número de mortes por coronavírus na China chega a 106
>> Aeroporto de Salvador anuncia medidas contra o coronavírus
>> Coronavírus: Doença pode ter sido originada de experimentos com armas biológicas