• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde confirma sétimo caso de varíola dos macacos no país
Saúde

Ministério da Saúde confirma sétimo caso de varíola dos macacos no país

Doença foi identificada em um paciente de 34 anos, no Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde confirma sétimo caso de varíola dos macacos no país

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou o sétimo caso de varíola dos macacos no Brasil. Segundo a pasta, o diagnóstico positivo foi identificado no Rio Grande do Sul. 

O paciente é um homem de 34 anos, que esteve recentemente na Europa. O homem se encontra em isolamento domiciliar e tem estado clínico estável, sem complicações. Segundo a pasta, ele está sendo acompanhado pelas secretarias de Saúde municipal e estadual.

O país conta, atualmente, com sete casos confirmados. Destes, quatro estão em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Outros nove diagnósticos estão sob investigação.

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Atualmente, não há tratamento específico para a doença. Os quadros clínicos, no entanto, são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento é em pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.