• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Saúde determina sigilo sobre valor de compra de 73 milhões de testes de Covid

Ministério da Saúde determina sigilo sobre valor de compra de 73 milhões de testes de Covid

"Resguardar o caráter competitivo", foi a justificativa à decisão apresenta pelo órgão .

Por Da Redação
Às

Atualizado
Ministério da Saúde determina sigilo sobre valor de compra de 73 milhões de testes de Covid

Foto: Fachada do Ministério da Saúde em Brasília. Créditos: Jefferson Rudy/Agência Senado/ Wikimedia Commons

O Ministério da Saúde determinou o sigilo do valor referente à compra de 73 milhões de testes rápidos de Covid-19. As informações são da coluna Paulo Cappelli do Metrópoles. 

Segundo o estudo técnico, que baseou a licitação, a escolha pela confidencialidade foi com o objetivo de “resguardar o caráter competitivo do certame, prevenindo a formação artificial de preços e assegurando a seleção da proposta mais vantajosa para a Administração”.

Com o contrato válido por dois anos, a compra refere-se a kits para detecção do vírus através de amostra nasal ou nasofaríngea. O número de testes foi calculado com bases na soma de duas médias anuais: a de testes distribuídos entre 2023 e 2024, que foi de 30,1 milhões;  e a de notificações de síndromes virais, com 30,7 milhões de casos.

“A soma desses valores (60.832.688) dividida por dois resulta em 30.416.344, ao qual foi acrescida uma margem de segurança de 20% (6.083.269), totalizando uma estimativa anual de 36.499.613 testes. Assim, o quantitativo estimado para abastecimento em 24 meses é de 72.999.226 unidades, arredondado para 73.000.000 testes rápidos de antígeno”, detalha o estudo técnico.

Os testes rápidos são utilizados no Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 (PNE-Teste). Somente no ano de 2024, até o mês de outubro, foram distribuídos 10,3 milhões de testes, conforme o documento.  
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário