• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde emite alerta para intensificação de vigilância e vacinação de febre amarela
Saúde

Ministério da Saúde emite alerta para intensificação de vigilância e vacinação de febre amarela

Medida ocorre após registro de dois casos da doença na região da divisa de São Paulo com Minas Gerais

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde emite alerta para intensificação de vigilância e vacinação de febre amarela

Foto: Flavia Villela/Agência Brasil

Com o registro de dois casos de Febre Amarela na região da divisa de São Paulo com Minas Gerais nos últimos dias, o Ministério da Saúde emitiu no domingo (28) um alerta para intensificação das ações de vigilância e imunização nas áreas com transmissão ativa do vírus da febre. 

Segundo a pasta, a medida é uma ação de prevenção para que estados e municípios informem os casos suspeitos com a maior agilidade possível. Isso é necessário para que futuros surtos sejam evitados e que as ações de resposta sejam prontamente executadas, em caso de necessidade.

A Secretária de de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), Ethel Maciel, destacou que a febre amarela é uma doença que pode ser evitada com vacina e que o imunizante está disponível no SUS para todas as idades.

“As campanhas mentirosas antivacina não prejudicaram apenas a Covid. A cobertura vacinal de febre amarela está abaixo do recomendado. Por isso a importância de toda a população estar com a vacinação em dia”, afirmou.

Nos últimos seis meses, quatro casos de febre amarela foram registrados no país (um em Roraima, um no Amazonas e dois no estado de São Paulo); desse total, três vieram a óbito. Os dois casos mais recentes foram de um homem de 50 anos, residente na região entre Águas de Lindóia e Monte Sião, na divisa de São Paulo e Minas Gerais; e de um homem de 28 anos, no município de Serra Grande. Este segundo já está curado.

Entre as recomendações do Ministério da Saúde estão o alerta para que equipes de vigilância e de imunização intensifiquem as ações nas áreas afetadas, com ampliação para municípios vizinhos; a notificação do adoecimento ou morte de macacos; e a atenção a sintomas de febre leve e moderada em pessoas não vacinadas.

Em relação a vacinação, as recomendações são para que seja utilizada a estratégia da busca ativa de pessoas não vacinadas nas regiões de ocorrência. Para auxiliar nas ações, o Ministério da Saúde disponibilizou, na última sexta-feira (26), 150 mil doses extras da vacina de febre amarela para o estado de São Paulo. Também foi feita a recomendação para o livre acesso à vacina nas unidades de saúde, sem a necessidade de agendamento prévio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.