Saúde

Ministério da Saúde emite nota técnica sobre quarta dose

Pasta reafirma posicionamento de indicar dose para pessoas acima de 50 anos somente

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde emite nota técnica sobre quarta dose

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica neste sábado (04) em que recomenda a quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos.

Na última quinta-feira (02), o ministro Marcelo Queiroga já havia anunciado a iniciativa, que agora se torna oficial.

Na decisão anterior, o ministério só recomendava a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, além de imunossuprimidos. No entanto, alguns municípios haviam se decidido a fazer a aplicação em maiores de 50. 

A nota técnica foi de autoria da Secretaria de Enfrentamento à Covid, um órgão do ministério, e afirma que, mesmo com poucos dados sobre o tamanho do benefício da quarta dose, o aumento nos casos de Covid justifica a estratégia de ampliar a aplicação desse reforço.

"Embora existam, até o momento, poucos dados em relação à magnitude e duração do benefício de uma segunda dose de reforço com vacinas Covid-19, diferentes estratégias de vacinação devem ser utilizadas com base na situação epidemiológica e na disponibilidade de vacinas. O surgimento de novas variantes de preocupação e tendência de aumento do número de casos de Covid-19, também devem ser considerado, sobretudo para recomendações a grupos mais vulneráveis e expostos", diz trecho do comunicado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário