• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde incorpora novo medicamento para tratamento da Covid-19 no SUS
Saúde

Ministério da Saúde incorpora novo medicamento para tratamento da Covid-19 no SUS

Tocilizumabe é capaz de reduzir mortes em pacientes hospitalizados

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde incorpora novo medicamento para tratamento da Covid-19 no SUS

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde incorporou o medicamento tocilizumabe para tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Sistema Único de Saúde (SUS). O fármaco inibe uma proteína que promove inflamação crônica e está associada a maior risco de mortalidade pela infecção. De acordo com o ministério, o medicamento é indicado para o tratamento de pacientes adultos hospitalizados.

O prazo máximo para a efetiva oferta da tecnologia em saúde no SUS é de 180 dias. Estudos recentes mostram que o tocilizumabe pode ser eficaz devido ao seu potencial controle sobre doenças inflamatórias e desordens no sistema imunológico. Normalmente, segundo a pasta, o medicamento é usado originalmente para tratar a artrite reumatoide.

Reduz mortes

Dados de um amplo estudo no Reino Unido, chamado Recovery, mostram que o medicamento reduz o tempo até que os pacientes recebam alta hospitalar com sucesso e reduz a necessidade de um ventilador mecânico.

O medicamento foi adicionado ao estudo britânico em abril de 2020 para pacientes com Covid-19 que precisavam de oxigênio e tinham evidências de inflamação. Um total de 2.022 pacientes foram selecionados aleatoriamente para receber o tocilizumabe por infusão intravenosa. Os dados foram comparados com 2.094 pacientes que receberam cuidados habituais. 

Cerca de 82% dos pacientes estavam tomando um esteróide sistêmico, como a dexametasona. De acordo com o estudo, o tratamento com tocilizumabe reduziu significativamente as mortes: 596 (29%) dos pacientes no grupo de tocilizumabe morreram em 28 dias em comparação com 694 (33%) pacientes no grupo de cuidados habituais. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário