Ministério da Saúde já distribuiu mais de 5 milhões de doses de cloroquina
Medicamento é recomendado pelo governo federal para o tratamento da Covid-19
Foto: Reprodução
O Ministério da Saúde já distribuiu 5,2 milhões de doses de cloroquina. O remédio é recomendado pelo governo federal para o tratamento da Covid-19, doença do novo coronavírus. De acordo com o último boletim, divulgado ontem (13), o Brasil contabilizava 105.463 mortes e 3.224.876 casos confirmados.
Apesar de estar sendo procurado e utilizado pelos brasileiros, a cloroquina tem uma inserção menor que o oseltamivir, também utilizado no tratamento da doença, e que atualmente 14,5 milhões de doses já foram entregues a estados e municípios.
A pasta da Saúde informou que apenas a cloroquina custou aos cofres públicos R$ 238,3 mil, mesmo sendo produzido pelo próprio governo. No caso do oseltamivir, a cifra chega a R$ 52,5 milhões.
Entre os estados que mais receberam cloroquina e oseltamivir estão São Paulo (4,6 milhões de doses), Paraná (2,2 milhões), Santa Catarina (2 milhões) e Minas Gerais (1,3 milhão). O Distrito Federal recebeu ao todo 156,4 mil doses das medicações. Sendo 72 mil de cloroquina e 84,4 mil de oseltamivir , segundo o Executivo federal.
Os dados foram realizados pelo Metrópoles com base em informações disponibilizadas pela plataforma Localiza SUS, canal do governo federal que monitora gastos e insumos relacionados à pandemia do novo coronavírus no país.