• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde recomenda ampliação do público de vacina contra dengue para doses perto do vencimento

Ministério da Saúde recomenda ampliação do público de vacina contra dengue para doses perto do vencimento

Pasta também orienta remanejamento de imunizantes para municípios ainda não contemplados com imunizante

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Atualizado
Ministério da Saúde recomenda ampliação do público de vacina contra dengue para doses perto do vencimento

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

As vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A recomendação foi emitida pelo Ministério da Saúde para todos os estados e o Distrito Federal, na sexta-feira (14). Segundo a pasta, o objetivo é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença.

Além da mudança na faixa etária, as doses que estiverem com um prazo de 2 meses de validade, poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação, ou contemplar pessoas de 6 a 16 anos.

Já para as vacinas que completarem 1 mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O imunizante, no âmbito do SUS, é voltado para aqueles com idade entre 10 anos e 14 anos. 

De acordo com o Ministério, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. 
Todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2024, 6,5 milhões de doses foram enviadas aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes. Aproximadamente 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.