Ministério da Saúde vai incluir CoronaVac na vacinação infantil após aval da Anvisa
Imunizantes estarão disponíveis para o público de 6 a 17 anos
Foto: Getty Images
Após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde vai incluir a vacina CoronaVac contra o novo coronavírus na imunização de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no país. Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, afirmou que o governo fará um levantamento de quantas doses há na rede para seguir negociação com o Instituto Butantan.
Em resposta a um ofício do ministério, o instituto informou que tem à disposição cerca de 7 milhões de doses. Rodrigo Cruz afirmou também nesta sexta (21), em conversa com a imprensa, que a pasta tem em seus estoques cerca de 6 milhões de doses de CoronaVac e, segundo um levantamento preliminar, os estados teriam outras 3 milhões. A pasta pretende concluir esse levantamento, para, a partir desse número, realizar compras junto ao Butantan caso seja necessário.
Em um primeiro recorte, Cruz afirmou que há pelo menos quatro estados que informaram que o estoque da CoronaVac está zerado. O Rio de Janeiro, segundo ele, é um dos estados. O secretário observou, no entanto, que não é possível afirmar que não haja doses de CoronaVac nesses locais, já que os municípios podem não ter informado suas reservas. No momento, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 prepara a nota técnica que vai formalizar a incorporação da vacina para utilização em jovens.
Butantan
O Instituto Butantan, que desenvolve a vacina, informou nesta sexta-feira (21) que recebeu uma consulta do governo federal para aquisição de novas doses. Caso o acordo seja fechado, as entregas poderiam ocorrer entre hoje e na próxima segunda-feira (24).