Ministério do Esporte pede à CBF paralisação do Brasileirão
Pedido ocorre por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul
Foto: Reprodução/Internet
O Ministro do Esporte enviou, na última sexta-feira (9), ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodrigues, um ofício em que pede a paralisação do Campeonato Brasileiro de Futebol.
O pedido ocorre por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, e já deixam 117 mortes. Na quinta-feira (9), Fufuca já havia informado que pediria a paralisação do torneio para que as atenções do país se voltem à situação do povo gaúcho.
"Em razão de tão fortes chuvas que atingem o RS desde o dia 29/04/2024 e, sendo de amplo conhecimento a tragédia que se instaura naquele estado, entende-se também que todo o país está envolvido no apoio aos jogadores e familiares, bem como a toda a população daquela região. Por todo o exposto, estas são as razões da presente solicitação, para que seja paralisado o Campeonato Brasileiro de Futebol deste ano de 2024", afirmou o ministro.
No ofício, o ministro não sugere um prazo para a paralisação do campeonato. O Rio Grande do Sul tem três times na Série A do Brasileirão: Internacional, Grêmio e Juventude. Além de outras equipes nas divisões inferiores da disputa nacional.
Na terça-feira (7), a CBF anunciou o adiamento dos jogos dos times do Rio Grande do Sul por 20 dias.
Estádios Alagados
Grêmio e Inter tiveram suas estruturas afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul. Os gramados do Beira-Rio e da Arena do Grêmio, principais estádios de Porto Alegre, foram alagados no fim de semana.
Antes disso, os centros de treinamentos da dupla Gre-Nal já haviam sido completamente inundados, impedindo as preparações das duas equipes.
Em Caxias do Sul, o Juventude conseguiu retomar os treinamentos. A principal dificuldade da equipe é a questão logística, já que com fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, teria dificuldades para se deslocar nas partidas como visitante.