Ministério do Meio Ambiente lança consulta pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos
Plano traz diagnóstico, diretrizes, metas e programas sobre a gestão do lixo no Brasil
![Ministério do Meio Ambiente lança consulta pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos](https://api.faroldabahia.com/fotos/farol_noticias/38438/IMAGEM_NOTICIA_0.jpg?v=9ab1a1160881ac3707411d6c0d117366)
Foto: Reprodução
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abriu consulta pública sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) que fica disponível para receber contribuições até o dia 30 de setembro no portal da instituição. O plano traz diagnóstico, diretrizes, metas e programas de sobre a gestão do lixo no Brasil.
O documento tem abrangência nacional com instrumento para melhorar a gestão de resíduos e ajudar a fechar os mais de 3 mil lixões existentes no Brasil. O plano apresenta o diagnóstico da situação dos resíduos sólidos no país, seguido de uma proposição de cenários, tendências nacionais, internacionais e macroeconômicas.
“O Planares é extremamente importante para o Brasil, que vive uma epidemia, praticamente, nos 100% dos nossos cinco mil e poucos municípios, é uma pandemia do lixo. É como se o Brasil enchesse 410 estádios do maracanã só de lixo todos os anos”, afirmou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
A versão traz metas importantes para o setor. Entre elas estão o encerramento de todos os lixões até 2024 e o acesso de 72,6% da população a coleta seletiva até 2040. Em 2036, a meta é atingir a universalização da coleta de lixo. Atualmente, mais de 7 milhões de toneladas de lixo não são coletadas no Brasil.
Dessa forma, o objetivo é ampliar em dez vezes a quantidade de reciclagem de resíduos secos no país nos próximos 20 anos. A proposta é recuperar ainda 45% das embalagens em geral colocadas no mercado progressivamente por meio do sistema de logística reversa até 2040.