Ministra da Cultura participa da festa de Iemanjá na capital baiana
A comemoração realizada neste domingo (2) atraiu milhares de pessoas ao bairro do Rio Vermelho
Foto: Reprodução/Instagram/Maiara Cerqueira
A festa de Iemanjá, um dos eventos mais importante culturalmente e religiosamente da Bahia, completaram 103 anos neste ano. A celebração feita neste domingo (2) levou milhares de pessoas ao bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Entre as pessoas presentes estavam a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella.
Em discurso, a ministra Margareth Menezes ressaltou em considerar a relação essencial entre cultura e meio ambiente, solicitando que os participantes usassem presentes biodegradáveis nas oferendas. “Vamos cuidar bem e aproveitar essa festa que a gente faz para o mar. Não vamos sujar o mar”, declarou.
Margareth ainda comentou a possibilidade de reverter questões ambientais, ao salientar a responsabilidade de todos nós em preservar o planeta. “O Brasil tem essa possibilidade. Eu acho que é uma grande força para todos nós, seres humanos, mover essa grande corrente para salvar, principalmente, a humanidade”, afirmou.
O governador Jerônimo Rodrigues, por sua parte, falou sobre o sincretismo e o respeito às várias religiões presentes no evento. “Aqui cada um tem a sua fé, o seu jeito de cultuar, suas crenças, mas é também um dia muito forte da cultura baiana”, disse.