• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministra do STJ sugere aprimoramentos ao projeto de lei sobre indenização pela perda de tempo do consumidor
Brasil

Ministra do STJ sugere aprimoramentos ao projeto de lei sobre indenização pela perda de tempo do consumidor

Ministra Nancy Andrighi propõe ajustes ao PL 1.954/2022, que prevê indenização por perda de tempo

Por Da Redação
Ás

Ministra do STJ sugere aprimoramentos ao projeto de lei sobre indenização pela perda de tempo do consumidor

Foto: Gustavo Lima/STJ

Durante uma audiência pública realizada na quarta-feira (8), pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Nancy Andrighi, ofereceu sugestões para aprimorar o Projeto de Lei 1.954/2022, que estabelece a indenização pela perda de tempo do consumidor, mesmo na ausência de dano moral ou material.

O projeto, de autoria do deputado Carlos Veras (PT-PE), reconhece o tempo como um bem de valor jurídico relevante e autoriza o Poder Judiciário a aplicar penalidades levando em consideração fatores como a faixa etária do consumidor e suas condições de saúde.

Nancy Andrighi, membro da Terceira Turma e da Segunda Seção do STJ, especializadas em direito privado, discutiu a evolução da legislação de defesa do consumidor no Brasil e na jurisprudência do STJ. Ela elogiou a iniciativa de apresentação do projeto e propôs ajustes ao texto.

Segundo a ministra, a Constituição de 1988 resolveu parcialmente as controvérsias sobre a reparação de danos não materiais, mas ainda existem temas tratados de maneira limitada pelo ordenamento jurídico, como o tempo desperdiçado pelos cidadãos.

"É inquestionável que o longo tempo gasto em filas, aguardando atendimento, indevidamente subtrai da vida produtiva do cidadão um recurso que ele poderia empregar em outras atividades", ressaltou Andrighi.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.