• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministras de Lula relatam já terem sido barradas no Planalto: ‘preconceito e discriminação’

Ministras de Lula relatam já terem sido barradas no Planalto: ‘preconceito e discriminação’

Cida Gonçalves e Esther Dweck denunciam cultura machista

Por Da Redação
Ás

Ministras de Lula relatam já terem sido barradas no Planalto: ‘preconceito e discriminação’

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

As ministras da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e das Mulheres, Cida Gonçalves, relataram que já foram impedidas por seguranças de entrar no Palácio do Planalto. A declaração foi dada na cerimônia de abertura do grupo interministerial para combater o assédio no serviço público, na quinta-feira (27). 

As ministras alegam que não foram reconhecidas como integrantes da Esplanada dos Ministérios do presidente Lula (PT), o que demonstraria discriminação por serem mulheres e até pelas roupas que vestem para ir trabalhar.

Durante a cerimônia, a ministra Cida Gonçalves disse que tem sido impedida de entrar no Palácio recorrente vezes: “A discriminação passa pelo o que Anielle falou das roupas que a gente usa, da forma como você está. Eu sempre brinco que tem dia que eu chego no Palácio e os seguranças não me deixam entrar. Eles falam ‘não, a senhora entra por aquela porta’. Aí eu falo ‘eu não tenho cara de ministra, não tenho tamanho de ministra, nem me visto como ministra, mas eu sou ministra’. Aí a Tatiane ou as meninas do corredor saem correndo falando ‘ela é ministra’”. 

A ministra Esther Dweck disse que também foi barrada no Palácio do Planalto e que não vê como culpa da segurança e sim da “cultura da sociedade brasileira de não imaginar determinadas pessoas em determinados espaços”.

“Quando a Cida falou que ela é barrada no Palácio, eu sou barrada no Palácio, Anielle é barrada no Palácio, e muitas vezes é um terceirizado que fica ali na segurança e isso está na cabeça dele. Isso é que é triste, a sociedade brasileira traz isso para dentro. A pessoa que está ali não tem nenhuma responsabilidade por estar tendo aquela reação, claro, porque isso é fruto de uma cultura da sociedade brasileira de não imaginar determinadas pessoas em determinados espaços”, disse Dweck. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário