Ministro da Educação planeja separar R4 1,7 bi para investir na valorização dos professores
Valores para Pé de Meia Licenciatura e programa Mais Professores estão previstos no orçamento de 2025 do MEC
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
O ministro da Educação, Camilo Santana declarou que um montante de R$ 1,7 bilhão será separado como investimento visando implementar ações que buscam a valorização e formação de professores da educação básica, entre 2025 e 2026.
Conforme o ministro, o valor abrangente de diversas iniciativas está previsto no orçamento da pasta, incluindo bolsas de estudos, aquisição de computadores e programas de formação continuada.
"Queremos criar uma cultura de reconhecimento da importância do professor na sociedade brasileira. Esses profissionais são essenciais para garantir o futuro das nossas crianças e adolescentes", ressaltou Camilo.
As falas do ministro foram feitas depois da cerimônia de lançamento dos programas Mais Professores e Pé de Meia Licenciatura. Conforme a proposta, os participantes poderão acumular uma poupança de até R$ 48.300 ao fim dos quatro anos de curso.
Com isso, as primeiras 12 mil vagas serão disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e posteriormente, no ProUni e Fies, com o pagamento da primeira parcela previsto para abril de 2025.