Ministro das Relações Exteriores diz que impasse para retirar brasileiros de Gaza se mantém
Cerca de 30 brasileiros estão aguardando repatriação
Foto: Divulgação/Itamaraty
As negociações para resgatar 30 brasileiros que estão na faixa de Gaza ainda estão em curso. Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil, afirmou na quarta-feira (18), que eles continuam trabalhando para “que isso aconteça no prazo mais rápido possível”
Ainda não há uma data prevista para a saída dos brasileiros de Gaza. Segundo Vieira, o resgate depende de uma série de questões. “Tanto do lado de Israel, também das autoridades de Gaza, quanto do lado do Egito, para se chegar a um acordo”, destacou ele.
O ministro ainda afirmou que os guichês de atendimento para sair da Faixa de Gaza são poucos e que existem cerca de 5 mil estrangeiros querendo sair do local. “Por essas questões todas práticas que ainda não foram abertas as passagens e que não pôde haver a saída dos brasileiros e dos outros nacionais”, acrescentou.
Dos brasileiros a serem repatriados, uma parte está na cidade Rafah a cerca de 1 km da fronteira e a outra em Khan Yunis, a cerca de 10 km. Após ultrapassar a fronteira, eles devem seguir para o aeroporto indicado pela autoridade egípcia. O avião presidencial cedido para retirar os brasileiros de Gaza já está no Cairo, capital do Egito.