Ministro de Minas e Energia fala sobre apagão e diz que foi causado por ‘evento’ no Ceará
Alexandre Silveira deu entrevista coletiva para falar sobre o apagão elétrico nesta terça-feira (15)
Foto: Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou em coletiva nesta terça-feira (15) que o apagão de mais cedo foi causado por um "evento" no Ceará e talvez um outro, em local ainda não identificado.
"Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico], minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões", disse ele.
"Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado pelo ONS", completou Silveira.
O ministro afirmou que o segundo evento pode ter sido na região da reserva do Xingu. Na entrevista, o Silveira não explicou a causa do apagão e alegou que os dados técnicos serão divulgados nas próximas 24 horas
Silveira também solicitou investigação por parte da Polícia Federal e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para averiguar se houve ação humana nos eventos desta terça.