Ministro diz que déficit na educação é o principal desafio a ser enfrentado
Combate à evasão escolar e incentivo à inovação e tecnologia foram citados
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante abertura da Bett Educar, maior congresso de educação da América Latina, o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, afirmou que o principal desafio a ser enfrentado é o déficit na educação.
“Nossos principais desafios são a recuperação das aprendizagens. A gente tem um déficit não só decorrente da pandemia, mas temos também as deficiências do próprio sistema educacional brasileiro”, disse.
O novo ministro chamou atenção para a pandemia e o consequente abandono dos estudos por crianças e adolescentes, e reiterou que este é mais um desafio, "trazer as crianças de volta [para a escola]. Godoy também lembrou que é preciso levar inovação e tecnologia às escolas.
Victor Godoy disse que a Política Nacional de Recuperação das Aprendizagens, a ser lançada este mês, se baseia em três eixos: recuperação das aprendizagens, combate à evasão e incentivo à inovação e tecnologia.
Enem
Em relação ao Enem, Godoy manifestou que tem expectativas muito positivas. “A gente está pensando já o Enem do futuro, que é o Enem já alinhado com o novo ensino médio. Mas esse Enem está sendo trabalhado, temos toda a perspectiva de correr tudo com muita tranquilidade, com muito sucesso”.