• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministro diz que Dia das Tradições das Matrizes Africanas é a celebração do estado laico
Política

Ministro diz que Dia das Tradições das Matrizes Africanas é a celebração do estado laico

Ministro também considera que o dia é uma celebração dos Direitos Humanos

Por Da Redação, Agências
Ás

Ministro diz que Dia das Tradições das Matrizes Africanas é a celebração do estado laico

Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

Uma sessão solene no plenário da Câmara celebrou nesta terça-feira (21) o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data está prevista na lei 14.519/23, aprovada no ano passado pelo Congresso.

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que a data é uma celebração do estado laico. "Pode parecer paradoxal, mas nossa existência, nossa liberdade, nossa identidade nacional na sua multiplicidade, só podem ter vez e voz no estado laico, capaz de acolher os que creem e os que não creem", disse.

Para o ministro, o dia de hoje também é uma celebração dos direitos humanos, pois reforça os princípios da memória, verdade e justiça. "Celebrar essas tradições é celebrar a memória dos nossos ancestrais. É trazer o processo de verdade em que o racismo é escancarado, os apagamentos aparecem e, com isso, vem a justiça, quando o estado reconhece sua dívida com as matrizes africanas e com o povo negro", enumerou.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário