• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministro diz que governo Lula responderá ao tarifaço de Trump, mas não antes de agosto

Ministro diz que governo Lula responderá ao tarifaço de Trump, mas não antes de agosto

Governo usará os próximos dias para calibrar um posicionamento que não escale a crise

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Ministro diz que governo Lula responderá ao tarifaço de Trump, mas não antes de agosto

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está decidido a responder ao tarifaço de 50% às exportações brasileiras imposto pelos Estados Unidos, afirmou o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, nesta quinta-feira (10).

A nova alíquota entra em vigor a partir do dia 1º de agosto, segundo a Casa Branca. Uma resposta econômica e comercial brasileira, por sua vez, só deve acontecer depois de a medida começar a valer. A avaliação é que a gestão Lula deverá usar os próximos dias para calibrar um posicionamento que não escale a crise.

O entendimento é que o Brasil deve esperar a aplicação da tarifa e evitar se antecipar à promessa de Trump. De acordo com a CNN, o Palácio do Planalto descarta aplicar Lei de Reciprocidade Econômica, aprovada pelo Congresso em abril.

Ligação a Trump e exportadores brasileiros

Ainda de acordo com Sidônio, Lula não pretende telefonar para o ex-presidente norte-americano e avalia que o gesto tem caráter político.

Também de acordo com o ministro da Secom, o governo vai procurar os setores exportadores brasileiros ao longo do mês de julho para discutir medidas de negociação e formas de evitar prejuízos.

Sidônio também ressaltou que o Planalto não nutre expectativas de recuo por parte de Trump.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário