Ministro do Irã manda recado aos Estados Unidos "Saiam da nossa região"
Pronuncia foi feita após o ataque
Foto: Leonhard Foeger
O Ministro das Telecomunicações do Irã, Mohammad Javad Azari Jahromi, se manifestou nas redes sociais logo após o ataque na noite de ontem.
Com a hashtag "vingança dura", Jahromi escreveu "Saiam da nossa região".
Duas bases aéreas no Iraque, que abrigam tropas dos Estados Unidos e da coalizão foram atingidas por mísseis. AInda não se sabe se há vítimas. O Pentágono confirmou os ataques, e o Irã assumiu a autoria dos disparos contra ao menos uma das bases.
O primeiro ataque à base aconteceu às 19h30, no horário de Brasília - 14h30 em Washington, 1h30 de quarta-feira no Iraque.
Em comunicado a TV estatal iraniana, a Guarda Revolucionária Islâmica do país disse que lançou dezenas de mísseis em resposta à morte do general iraniano Qassim Soleimani, na última quinta-feira, após um ataque americano. O nome da operação teve o nome de "Mártir Soleimani". De acordo com os Estados Unidos, teriam sido 12 mísseis.
Ain al-Asad, em Anbar, foi uma das bases atingidas. Estima-se que ao menos dez mísseis tenham tocado o solo da base efetivamente. A outra fica em Erbil, na região semiautônoma do Curdistão, que teria sido acertada por dois mísseis. Outro artefato caiu próximo ao aeroporto de Erbil, mas não explodiu e nem causou vítimas.