Luiz Fux adia readequação de bancadas na Câmara para 2030

Número de parlamentares eleitos em 2026 será igual ao das eleições de 2022

Por Da Redação
Às

Luiz Fux adia readequação de bancadas na Câmara para 2030

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a redistribuição das vagas da Câmara dos Deputados com base no Censo de 2022 só terá efeito a partir das eleições de 2030. Com isso, o número de parlamentares por estado permanecerá igual ao das eleições de 2022 no pleito de 2026.

"Fica mantido, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados para os Estados e o Distrito Federal das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação, mantendo-se a atual proporcionalidade da representação", disse.

A decisão atendeu a um pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Ele argumentou que o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto que amplia o número de deputados ainda não foi analisado pelo Legislativo, o que inviabilizaria a aplicação imediata das novas regras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário