Vídeo: Ministros das Comunicações e Cultura assinam acordo em Salvador para levar tecnologia ao setor cultura
Projeto visa principalmente as comunidades historicamente excluídas do processo de inclusão digital

Foto: Farol da Bahia
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, assinaram nesta sexta-feira (8), em Salvador, um acordo para promover a inclusão digital no setor cultural brasileiro.
Margareth destacou que o programa, chamado Cultura Conectada, tem como foco principal as comunidades historicamente excluídas do acesso à tecnologia.
“O impacto principal desse acordo é a inclusão. Entendemos que, nas comunidades quilombolas e em outras que mais precisam ter acesso a essas ferramentas digitais, trata-se de emancipação de oportunidades, geração de emprego e renda, além de capacitação”, afirmou a ministra durante coletiva.
Já o ministro Frederico de Siqueira reforçou que a meta do governo federal é levar conectividade a todos os municípios da Bahia.
“A Bahia tem 417 municípios e a ideia é que a gente consiga chegar com conectividade nos cantos e recantos do estado, não só por meio da fibra óptica, mas também por soluções satelitais. O objetivo é que toda essa infraestrutura esteja disponível, a fim de que as políticas públicas possam ser acessadas pelo cidadão”, afirmou.
O acordo prevê o lançamento de dois eixos programáticos: Afro-Digital – Conectando Quilombos e Terreiros, em parceria com a Fundação Cultural Palmares; e Cultura Viva Conectada – Comunicação e Territórios em Rede, voltado para a inclusão digital dos Pontos de Cultura em todo o país.
Além dos ministros, o evento de lançamento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), do presidente da Fundação Palmares, João Jorge, e de deputados federais e senadores da base do governo Lula (PT).
Veja a coletiva com os ministros: