Ministros de Finanças de países do G20 se reúnem esta semana em São Paulo
Representando o Brasil, participarão do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Acontece, durante essa semana, a primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20, grupo das 20 maiores economias do planeta. O encontro, que faz parte da agenda da presidência brasileira do G20, vai ocorrer no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Representando o Brasil, participarão do encontro o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto.
Na segunda (26) e terça-feira (27), representantes e secretários dos ministros de Finanças e dos presidentes de Bancos Centrais farão um encontro preparatório no mesmo local.
Nessas datas, a embaixadora Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças do G20, representará a pasta.
Já na quarta-feira (28), Haddad e Campos Neto vão participar de sessões temáticas da reunião ministerial. Além disso, o ministro da Fazenda terá uma série de encontros bilaterais e eventos à margem da reunião ministerial.
Temas
A Trilha de Finanças do G20 propõe discutir o papel das políticas públicas no combate às desigualdades, alinhando-se com as prioridades gerais do Brasil no G20. A reunião ministerial também abordará as perspectivas globais de crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira.
O objetivo dos debates é estimular melhores práticas para lidar com a dívida global crescente e financiar o desenvolvimento sustentável, além de discutir a taxação internacional e as perspectivas dos países sobre o setor financeiro.