Ministros do Mercosul se reunirão para articular combate ao coronavírus
Serão discutidas medidas para aumentar a vigilância no subcontinente
Foto: Reprodução/ Tereza Cruvinel
Os países do Mercosul agendaram uma reunião especial para o próximo dia 19 de fevereiro em Assunção, no Paraguai, para discutir medidas a serem adotadas para prevenção do coronavírus na América do Sul. Participarão do encontro o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e seus pares da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia e do Chile.
Segundo Mandetta, como o Brasil tem 17 mil quilômetros de fronteira, é muito importante que os países vizinho acionem sistemas de vigilância. Disse ainda, que o Brasil está empenhado em apoiar as demais nações fronteiriças. “Nós os queremos extremamente vigilantes. Precisamos estar todos juntos para poder bloquear novos casos. O momento é de vigilância e planejamento de diferentes cenários. Desde o superotimista até o pessimista de uma epidemia global”, frisou Mandetta.
Até o momento, o Brasil segue sem casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro assinou na segunda-feira (10) uma medida provisória para transferir aproximadamente R$ 11,3 milhões ao Ministério da Defesa, que devem ser aplicados em ações de “enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”.