Ministros realizam reunião para discutir métodos de combate ao coronavírus
Governo iniciará campanha nacional para esclarecer dúvidas sobre doença
Foto: Rafael Carvalho/Ministério da Cidadania
O governo federal deve lançar nas próximas semanas, uma campanha nacional de esclarecimento sobre o novo coronavírus (Covid-19), segundo informou na última quarta (26) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Além dele, outros oito ministros participaram de uma reunião, no Palácio do Planalto, visando tratar das ações para o enfrentamento da síndrome respiratória, que registrou o primeiro caso de infecção confirmado no Brasil.
Foi a primeira reunião interministerial comandada pelo novo ministro-chefe da Casa Civil, Braga Netto. O presidente Jair Bolsonaro, que voltou a Brasília, na quarta, após tirar uns dias de descanso no carnaval, não participou da reunião. Ele retorna normalmente as atividades nesta quinta (27).
Mandetta não confirmou quando a campanha começará a ser divulgada na mídia, porém, destacou que será parecida a campanhas anteriores relacionadas a epidemias mundiais, como a da gripe H1N1.
O governo divulgou que todos os estados do Brasil atualizaram e encaminharam ao Ministério da Saúde os planos de contingência, com ações para enfrentamento da doença. Ainda segundo as autoridades, unidades básicas de saúde já adotaram o protocolo atualizado para o devido atendimento à infectados e possuem salas especiais para triagem. Casos suspeitos serão levados para hospitais de referência nos respectivos estados, que possuem leitos disponíveis para cuidados intensivos, caso haja necessidade.