Autos

Minivan da Citroën, Jumper completa 30 anos

Modelo sucedeu o C25 dos anos 1980

Por Marcos Camargo Jr.
Ás

Minivan da Citroën, Jumper completa 30 anos

O mercado europeu sempre teve uma ampla oferta de minivans úteis para o transporte nas cidades especialmente nas vias estreias das capitais. Essa solução que aqui foi dominada amplamente pela Volkswagen Kombi dos anos 1950 ficou abalada na década de 1990 quando se deu a abertura econômica. Em 1994, a Citroën lançava a evolução de sua minivan C25: era o Jumper.

O lançamento da primeira minivan média da Citröen, que tinha ampla experiência em veículos de carga urbanos se deu em 1981. A C25 era um desenvolvimento conjunto com a Fiat e a Peugeot. Em 1987 começavam os projetos para uma evolução que chegaria apenas em meados dos anos 1990.

Lançada em 1994, a Citroën Jumper esta completando 30 anos de mercado. Assim como Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Relay (no Reino Unido). Com bom coeficiente aerodinâmico, amplo espaço interno e várias possibilidades de carroceria, o utilitário vinha equipado com motor a gasolina e diesel de 2.5 litros aspirado ou turbodiesel com três válvulas por cilindro, adequado para cargas pesadas. Ao todo, o modelo era vendido em 58 versões.

Os anos passaram e em 2002, a Citroën Jumper ganhou um novo desenho e motor 2.2 litros HDi turbodiesel de injeção direta e motor 2.0 litros bicombustível a gasolina/GNV. Além disso, foi o primeiro modelo desse segmento a oferecer um banco do motorista com amortecimento variável, câmera e sensores de ré.

Quatro anos depois, em 2006 o Citroën Jumper foi renovado com novos degraus integrados ao para-choque. O utilitário também ganhou versão de até 17 m³. Também tinha tração dianteira, o que permitiu carregar 3,5 toneladas. Sob o capô, tinha motores diesel HDi de 100, 120 e 157 cv.

Em 2014, o Citroën Jumper ganhou luzes diurnas com LED, tela sensível ao toque com sistema de navegação GPS, Bluetooth e USB, além de receber sistema Stop & Start. Por fim, ganhou motores e-HDi. 

Neste ano, o Citroën Jumper ganhou uma versão elétrica e outra com novo propulsor alimentado por célula de combustível de hidrogênio que deve chegar em breve com autonomia de quase 500 km. Hoje no Brasil, o Citroën Jumper é vendido na versão L3H2 Furgão, L3H2 Cargo e L2H2 Cargo. Sob o capô, há motor 2.2 litro turbodiesel Blue HDi de até 140 cv.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário