Missão privada que levará civis para caminhada no espaço é adiada para quarta pela SpaceX
O plano da Polaris Dawn é levar quatro passageiros em um voo de cinco dias partindo do Kennedy Space Center, base da Nasa, na Flórida, Estados Unidos
Foto: Reprodução/SpaceX/X
O lançamento da missão privada a incluir uma caminhada espacial foi adiada para quarta-feira (28), pela SpaceX, do bilionário Elon Musk. A empresa afirmou que as equipes encontraram um vazamento de hélio, por isso o adiamento.
Em vez de terça-feira (27), o lançamento agora está previsto para quarta, às 4h38 (horário de Brasília). Há outras duas janelas para lançamento às 6h23 e às 7h09. Se necessário, o voo poderá ser adiado novamente para quinta-feira (29).
O vice-presidente de lançamentos da SpaceX, Kiko Dontchev, parabenizou os profissionais por identificarem o problema antes do lançamento. "Nada é mais importante do que a segurança dos nossos astronautas e a confiabilidade dos nossos veículos e operação".
O plano da Polaris Dawn, nome de 'batismo' da missão, é levar quatro passageiros em um voo de cinco dias partindo do Kennedy Space Center, base da Nasa, na Flórida, Estados Unidos. A missão poderá representar um avanço da empresa em sua empreitada no turismo espacial. Além da caminhada no espaço, os tripulantes poderão alcançar 1.400 km de altitude, o que será o ponto mais distante da Terra alcançado por humanos desde o programa Apollo, encerrado pela Nasa em 1972.
No terceiro dia, dois passageiros poderão deixar a nave e flutuar no espaço por alguns instantes, a 700 km da Terra. A Polaris Dawn é a primeira missão do programa Polaris, organizado pelo bilionário Jared Isaacman, um dos passageiros deste voo. Outros dois voos dentro dessa iniciativa são previstos pela SpaceX, incluindo um com a Starship, a maior nave espacial do mundo.