Missas marcam Festa de Reis em paróquia na Lapinha, em Salvador
A festa deste ano tem como tema central "Cristão, vinde todos!"
Foto: Reprodução/TV Bahia
Começou por volta das 6h desta segunda-feira (6), na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Lapinha, em Salvador, as celebrações pelo Dia de Reis.
Um dos festejos mais tradicionais do catolicismo comemora a visita dos três reis magos, vindos do oriente, ao menino Jesus. Na capital baiana, a festa deste ano tem como tema central "Cristão, vinde todos!".
Nesta segunda-feira, houve alvoradas às 6h e uma missa om batizados que está marcada para às 7h30. O ponto alto da festa será a missa presidida pelo capelão da Marinha, padre Érico Pitágoras, às 19h.
É importante ressaltar que os fiéis são convidados a realizarem gestos concretos por meio da doação de copos descartáveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, alimentos não perecíveis e cobertores, que serão destinados para pessoas carentes.
Festa dos Santos Reis
O "Dia de Reis" ou "Dia dos Santos Reis" tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, vindos do Oriente, guiados por uma estrela.
Os três Reis Magos levaram a Jesus recém-nascido ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade (o óleo da mirra servia para embalsamar os mortos). Tais presentes simbolizam, ainda, o futuro da missão de Jesus.
A intenção dos evangelistas ao mostrar os magos vindos do Oriente foi ensinar que o Cristo veio não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos e nações do mundo. A festa popular – também conhecida como Folia de Reis - foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses e até os dias atuais é tradição em regiões como o Nordeste, São Paulo e Minas Gerais.