Moda & Beleza

Moda Inclusiva: Marcas com roupas adaptadas para pessoas com deficiência

Novas formas e modelos de roupa atendem a cadeirantes e pessoas que utilizam próteses

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Moda Inclusiva: Marcas com roupas adaptadas para pessoas com deficiência

Foto: Victoria Cuervo

Todos nós vestimos roupas em nosso dia a dia, mas nem sempre, a moda é para todos. Além das constantes críticas feitas às grades de tamanho na indústria da moda, que costumam deixar de fora pessoas que usam tamanhos maiores ou menores que o padrão, o segmento do vestuário ainda enfrenta muitos desafios para incluir as pessoas com deficiência em suas grades. 

Cadeirantes, pessoas que utilizam próteses mecânicas, deficientes visuais, ou até mesmo pessoas que sofreram AVCs, por exemplo, encontram uma dificuldade a mais na hora de se vestir, com peças difíceis de vestir ou de retirar, com modelagens desconfortáveis ou recortes complicados. Pensando nisso, o segmento de moda inclusiva tem crescido mais a cada ano. 

No ano passado, a grife Tommy Hilfiger foi uma das primeiras grandes marcas a levantar esta bandeira, lançando a coleção 'Tommy Adaptive', com peças focadas em pessoas que utilizam a cadeira de rodas para se locomover. 

 

 

Recentemente, a Riachuelo também apostou no segmento, investindo em peças com modelagem confortável e fechamento em velcro, perfeitas para mulheres cadeirantes. As peças fazem parte da nova coleção da rede em parceria com o designer Alexandre Herchcovitch e a Barbie, como noticiamos aqui. Outras marcas nacionais nascem pensadas exclusivamente para esse público, dedicando muitas horas de estudo para criar peças que facilitem a vida dessas pessoas, sem deixar a desejar no quesito beleza e estilo. Conheça algumas delas: 

 

 

- Equal: A marca foi idealizada pela empresária Silvana Louro, e aposta em soluções criativas e inovadoras nas modelagens de suas peças, que facilitam a vida dos cadeirantes, mas também podem ser usadas por outras pessoas. 

 

 

-Lado B: A marca existe desde 2013, e investe na criação, confecção e comercialização de uma moda inclusiva, promovendo soluções que facilitem o cotidiano das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. 

 

 

- Aria: A marca nasceu em 2011, a partir do trabalho de conclusão de curso da designer Drika Valério, e desde então, baseia a sua criação no design universal e assistivo, ou seja, pensado para todas as pessoas, com ou sem deficiência. 

 

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