Coronavírus

Moderna processa Pfizer e BioNTech por cópia de patente da vacina contra covid-19

A farmacêutica havia dito que não cobraria royalties de sua tecnologia para impulsionar o combate à doença

Por Da Redação
Ás

Moderna processa Pfizer e BioNTech por cópia de patente da vacina contra covid-19

Foto: Igor Santos /Secom

A Moderna anunciou, nesta sexta-feira (26), que entrou com processo contra a Pfizer e a BioNTech por suposta violação de tecnologia para desenvolver vacinas contra a covid-19, chamada de RNA mensageiro (MRNA). De acordo com a empresa norte-americana, o mecanismo foi desenvolvido pela empresa muito antes da pandemia. Os valores solicitados como punição não foram informados.

"Acreditamos que a Pfizer e BioNTech copiaram ilegalmente as invenções da Moderna e continuam a usá-las sem terem a permissão", disse uma das advogadas da Moderna, Shannon Thyme Klinger. As ações foram depositadas na corte distrital de Massachussetts, nos Estados Unidos, e em um tribunal de Dusseldorf, na Alemanha, país-sede da BioNTech.

No início da pandemia, a Moderna chegou a dizer que não iria cobrar royalties de sua tecnologia para ajudar no desenvolvimento de imunizantes contra a doença e para uma maior distribuição das fórmulas, sobretudo, em países mais pobres. No entanto, recentemente, a farmacêutica tem cobrado publicamente a Pfizer e a BioNTech pelo uso da tecnologia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário