Moeda brasileira tem terceira maior alta no mundo em fevereiro, aponta pesquisa
Levantamento considera desempenhos em relação ao dólar americano
Foto: Agência Brasil
Um levantamento feito pela consultoria Austin Rating, divulgado com exclusividade pela CNN, mostra que o real teve o terceiro melhor desempenho em relação ao dólar entre 101 moedas em fevereiro de 2022. Segundo a consultoria, a moeda teve valorização de 4,2%, ficando atrás apenas do afegane, moeda do Afeganistão, que subiu 9,7%, e do kwanza, de Angola, que avançou 6,4%.
Com isso, o real teve o melhor desempenho entre os países do continente americano e dentre os Brics, grupo que também reúne a China, a Índia, a Rússia e a África do Sul. O movimento de fevereiro segue uma tendência de valorização da moeda brasileira iniciada em janeiro deste ano.
Segundo o levantamento, essa valorização está ligada principalmente à entrada de capital estrangeiro no Brasil, apoiada nos juros altos do país e alta nos preços das commodities. Outros países conhecidos pela exportação de commodities também tiveram bons resultados no mês, caso de Angola, Austrália (2,5%), Venezuela (3,9%) e África do Sul (1,8%).