• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Monsenhor brasileiro conduz coral na 1ª missa do novo papa Leão XIV

Monsenhor brasileiro conduz coral na 1ª missa do novo papa Leão XIV

Marcos Pavan foi o responsável pelos cânticos da primeira missa do novo papa, que aconteceu na Capela Sistina

Por Da Redação
Ás

Monsenhor brasileiro conduz coral na 1ª missa do novo papa Leão XIV

Foto: Reprodução

Monsenhor Marcos Pavan, brasileiro que é natural de São Paulo, foi o maestro que conduziu o Coro da Capela Sistina, no Vaticano, da primeira missa do papa Leão XIV, celebrada nesta sexta-feira (9). Estavam presentes na missa todos os cardeais que participaram do conclave que escolheu o novo papa. 

O maestro ainda foi o responsável conduzir os cântico no decorrer do rito de despedida do papa Francisco, que morreu em abril de 2025. Pavan está no Vaticano desde de 2020, como maestro-diretor do coro oficial, nomeado pelo então papa Francisco. Porém, ele já estava de forma interina cargo desde 2019, depois que o antigo diretor, Massimo Palombella, deixou a função. Atualmente, ele está à frente de um grupo com quase 20 cantores profissionais adultos e uma seção infantil de 35 meninos, conhecidos como os Pueri Cantores. 

Marcos Pavan estudou em São Paulo e Nova York a técnica vocal e o canto gregoriano e já passou pelo Coro Lírico do Teatro Municipal de São Paulo. Além disso, já foi pároco na Diocese do Campo Limpo, também em São Paulo. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário