• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Montadora realiza entrega ao Exército de primeira viatura blindada multitarefa - leve de rodas (VMBT-LR)
Brasil

Montadora realiza entrega ao Exército de primeira viatura blindada multitarefa - leve de rodas (VMBT-LR)

A viatura integra parte do primeiro lote de 32 unidades, que serão entregues até 2022

Por Da Redação
Ás

Montadora realiza entrega ao Exército de primeira viatura blindada multitarefa - leve de rodas (VMBT-LR)

Foto: Reprodução

A montadora Iveco Veículos de Defesa de Sete Lagoas, em Minas Gerais, entregou na última terça-feira (27), a primeira viatura blindada multitarefa - leve de roda (VBMT-LR) 4X4 LMV-BR ao Exército Brasileiro (EB).

O veículo foi entregue a uma comissão de recebimento da Diretoria de Fabricação (DF) do EB, em uma cerimônia com poucas pessoas, em decorrência do cenário da pandemia da Covid-19, e posteriormente, a viatura será encaminhada para avaliação, com supervisão do Centro de Avaliação do Exército (CAEx), para homologação operacional.

A viatura integra parte do primeiro lote de 32 unidades, que serão entregues até 2022, como parte do processo de modernização dos meios do EB.

Programa VBMT-LR 4X4

Desde a década passada, o EB manifestava desejo na eventual aquisição de um blindado 4X4. De início, os estudos da Nova Família de Blindados Médio sobre Rodas (FBMR), depois transformado em Programa Estratégico do Exército (Prg EE) GUARANI, contemplavam a aquisição de uma viatura blindada de reconhecimento leve sobre rodas (VBR-LR).

No dia 29 de novembro de 2013, o Estado-Maior do Exército (EME) aprovou o estudo de viabilidade do veículo dessa categoria, que agora é chamado de Viatura Blindada Multitarefa, Leve Sobre Rodas (VBMT-LR), basicamente um blindado de classe 4X4, com peso máximo de oito toneladas, capacidade de carga de uma tonelada, e espaço para uma guarnição de cinco homens. Depois foi revelado que o EB teria interesse em adquirir um total de 186 unidades, divididos em um lote inicial de 32 e dois de 77.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário