• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Montadoras iniciam conversas com governo federal sobre retomada do carro popular

Montadoras iniciam conversas com governo federal sobre retomada do carro popular

Motivo se dá pela redução das vendas de carros novos, consequência da queda do poder aquisitivo

Por Da Redação
Ás

Montadoras iniciam conversas com governo federal sobre retomada do carro popular

Foto: Agência Brasil

O retorno da produção de carros populares é um dos temas que o setor automotivo está apresentando ao governo do presidente Lula. Grupo com montadoras, empresas de autopeças e compradores já mantiveram conversas com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

O motivo se dá à redução das vendas de carros novos como consequência da queda do poder aquisitivo dos consumidores, dos altos juros e crédito restrito.

De acordo com o presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), José Andreta Júnior, o setor precisa de escala, caso o contrário não consegue gerar rentabilidade.

Ao divulgar o balanço de vendas do trimestre, Andreta pontuou que "o crescimento do setor tem que vir de baixo para cima e atingir o consumidor que, hoje, não consegue mais comprar carro zero".

No Brasil, atualmente, apenas dois carros à venda são considerados popular: o Renault Kwid, que custa R$ 68,2 mil, e o Fiat Mobi, a R$ 69 mil.

Ainda segundo Andreta, a ideia é que cada segmento contribua com algo, como ocorreu em um acordo automotivo nos anos 90. No entanto, ele acrescenta que ainda não há propostas. 

A discussão sobre a retomada do carro popular ocorre ao mesmo tempo em que montadoras iniciaram a suspensão da produção e férias coletivas por falta de demanda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário