Mundo

Montanha subaquática é descoberta por cientistas na Guatemala

Ela é duas vezes maior que o edifício mais alto do mundo

Por Da Redação
Ás

Montanha subaquática é descoberta por cientistas na Guatemala

Foto: Reprodução/Schmidt Ocean Institute

Na costa da Guatemala, cientistas mapearam o fundo do mar e encontraram uma gigantesca montanha subaquática, que é duas vezes maior que o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Essa montanha tem uma área de 5,4 milhas quadradas (equivalente a 13.985.934,29m²) e atinge uma altura de 5.249 pés (1.600m).

Especialistas do Schmidt Ocean Institute descobriram a montanha usando uma "ecossonda multifeixe" no navio de pesquisa Falkor. “Encontramos o inesperado. Embora haja tanta coisa que conseguimos compreender à medida que as descobertas surgem cada vez mais rapidamente, ainda há muita coisa desconhecida no nosso oceano - e estamos entusiasmados por continuar a explorar", destacou Wendy Schmidt, cofundadora e presidente do instituto.

Com uma extensão de 14 km² (5,4 milhas quadradas), o monte submarino está localizado a 2.400m (7.874 pés) abaixo do nível do mar. A descoberta ocorreu de forma acidental durante uma viagem de seis dias neste verão, partindo de Puntarenas, na Costa Rica, em direção ao East Pacific Rise.

Os montes submarinos são conhecidos por serem hotspots de biodiversidade, fornecendo superfícies para uma variedade de criaturas, desde corais de águas profundas a esponjas, bem como uma série de invertebrados. A equipe acredita que este novo monte submarino pode ser um entre muitos.

Com base em estimativas recentes feitas por satélites, acredita-se que existam mais de 100 mil montes submarinos inexplorados, com alturas superiores a 3.280 pés (1.000 m), de acordo com o instituto. Desde 2013, o instituto de pesquisa já mapeou uma área de 44 milhões de km² do fundo do oceano, resultando na descoberta de mais de 20 características subaquáticas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário