Economia

Moody's eleva nota de crédito do Brasil para Ba1 com perspectiva positiva

País avança rumo ao grau de investimento, segundo classificação da agência de risco

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Moody's eleva nota de crédito do Brasil para Ba1 com perspectiva positiva

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A agência de classificação de risco Moody's anunciou nesta terça-feira (1º) a elevação da nota de crédito do Brasil de Ba2 para Ba1, com perspectiva positiva. A nova avaliação coloca o país a um passo do grau de investimento, selo que atesta menor risco de inadimplência para investidores.

Apesar da melhora, o Brasil ainda é classificado como de "grau especulativo", o que indica menor vulnerabilidade no curto prazo, mas ainda com incertezas relacionadas a questões econômicas e financeiras. A elevação foi impulsionada pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e avanços em reformas econômicas e fiscais.

A Moody's ressaltou que, embora o quadro fiscal do país ainda apresente desafios, como o alto custo da dívida, o crescimento econômico e o compromisso com políticas fiscais estáveis podem estabilizar a carga da dívida no médio prazo. A agência também citou o impacto de reformas recentes na trajetória da economia brasileira.

Outras agências, como Fitch Ratings e Standard & Poor’s (S&P), ainda mantêm o Brasil em grau especulativo com nota BB e perspectiva estável, colocando o país a dois passos do grau de investimento.

A classificação de crédito é uma ferramenta utilizada por investidores para avaliar o risco de investir em um país. O grau de investimento facilita a atração de capital estrangeiro, essencial para aumentar a liquidez e a capacidade de investimentos. O Brasil, que perdeu o grau de investimento em 2015, permanece há nove anos na categoria especulativa.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário