Moradores da Gamboa fecham avenida em protesto após demolição de casa

Ação foi coordenada pela Sudur e contou com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Moradores da Gamboa fecham avenida em protesto após demolição de casa

Foto: Reprodução/Record Bahia

Moradores do bairro Gamboa fizeram um protesto nesta quinta-feira (17) e chegaram a fechar a avenida Contorno após uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR) para demolir uma construção apontada como irregular pela pasta.

Populares denunciaram à Record Bahia que a Sedur não apresentou qualquer documento durante a ação e que a Guarda Municipal e a Polícia Militar ameaçaram e lançaram spray de pimenta na população.

A Sedur informou, por meio de nota, que a construção foi demolida porque não possuía alvará da prefeitura. O órgão  disse ainda que já havia notificado o responsável e embargado a obra, mas não cumpriram a determinação.

"A ação está respaldada no Código de Obras do Município (Lei 9281/2017), toda e qualquer obra, particular ou pública, só pode ser iniciada após licença ou autorização da Sedur. A lei também prevê que obras iniciadas sem a devida licença, em áreas de domínio público ou que ofereçam iminente risco de desabamento, poderão ser demolidas pela prefeitura", afirmou a Sedur.

Questionada sobre as acusações de truculência, a Polícia Militar respondeu que "em face da obstrução da via e da necessidade de garantir o direito de ir e vir a pessoas e veículos, foi necessária a utilização de meios para a dispersão das pessoas presentes no protesto após tentativas de negociar a liberação da avenida.

Confira a nota da GCM:

A Guarda Civil Municipal (GCM) informa que  participou na manhã de hoje (17), da demolição de uma construção irregular na Gamboa, em apoio à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A ação foi necessária devido à falta de alvará e à situação de risco da obra.

Diante da resistência do proprietário, que agrediu equipes da Sedur, com pedras e outros materiais, a GCM foi acionada para garantir a segurança dos envolvidos.

Após mais de três horas de negociações sem sucesso, a GCM utilizou spray de pimenta para dispersar os indivíduos hostis. Um agente da GCM foi agredido e precisou ser atendido na UPA. Durante a operação, foram apreendidos um facão e um radiocomunicador com um indivíduo evadido, indicando possível atividade criminosa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.