Moradores da região da Barragem do Rio dos Macacos protestam sobre risco de rompimento
Barragem está com rachadura de quase 14 metros

Foto: Reprodução/ TV Bahia
Moradores do quilombo e da comunidade localizados próximo à Barragem Rio dos Macacos, em Simões Filhos e Salvador, fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (21). A barragem está com uma rachadura de quase 14 metros e corre risco de romper.
A manifestação ocorreu em um trecho da BA-526, entre Salvador e Simões Filho. Utilizando máscaras e um pouco afastados uns dos outros, o grupo bloqueou a via no sentido Simões Filho, o que causou trânsito lento na região.
O grupo solicita que reparos sejam feitos na barragem. Caso haja rompimento, a água pode atingir a comunidade do Bosque Imperial de Inema, além de deixar os moradores do quilombo ilhados.
Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) expediu uma recomendação, na última sexta- feira (15), à Marinha do Brasil e ao município de Salvador para que ajam com urgência e eficiência, com medidas de proteção aos moradores que vivem próximos à barragem. Mas, até o momento, não há informações sobre o acatamento à recomendação e sobre as providências executadas.