• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Moradores de Massaranduba protestam por moradias após reintegração de posse feita pela Conder

Moradores de Massaranduba protestam por moradias após reintegração de posse feita pela Conder

Companhia reafirma compromisso com moradia por meio de políticas públicas

Por Da Redação, Ane Catarine Lima
Ás

Moradores de Massaranduba protestam por moradias após reintegração de posse feita pela Conder

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Moradores do bairro de Massaranduba, em Salvador, realizam um protesto nesta segunda-feira (17) em frente à sede da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), localizada em Narandiba. O grupo reivindica as moradias prometidas em 2018, quando foram impactados por uma reintegração de posse.

Os manifestantes pretendem conversar com um representante da companhia para obter uma previsão sobre o recebimento das casas. Em entrevista ao Farol da Bahia, Ana Paula, assessora da Conder, reafirmou o compromisso da companhia em garantir o acesso à moradia digna por meio das políticas públicas do governo estadual e federal.

"Em 2018, a Conder realizou uma reintegração de posse em Massaranduba para a construção de um empreendimento habitacional. Ao todo, 174 famílias foram beneficiadas com a ação. Além disso, houve ocupação do terreno e a Conder registrou 39 famílias que ocuparam a área, as quais foram indenizadas para a compra do imóvel. No entanto, a liderança dessa ocupação apresentou uma lista com mais 14 famílias solicitando também indenização", afirmou a assessora.

"A procuradoria jurídica da Conder analisou o pleito de indenização das 14 famílias e indeferiu, optando pela inserção delas no programa Minha Casa, Minha Vida. Isso, é claro, seria uma alternativa melhor do que a indenização. Como estamos recebendo recursos, optamos por incluir essas famílias no programa de habitação. Essa foi a proposta que fizemos para essas 14 famílias", completou.

Leia a nota da Conder sobre o caso:

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) reafirma seu compromisso em garantir acesso à moradia digna, por meio das políticas públicas do Governo do Estado, com um diálogo franco e objetivo com as famílias envolvidas nesse processo.

No mês de janeiro de 2022, o Governo do Estado concluiu a entrega de 174 imóveis no bairro da Massaranduba, em Salvador, o Residencial Margô e Dedé construído pela Conder. Como parte desse processo, 39 famílias que ocupavam habitações irregulares nas proximidades do empreendimento receberam um valor social pago pela Conder, a fim de possibilitar a aquisição de novas moradias. 

Após solucionar a demanda das 39 famílias, a representação do movimento entregou nova listagem à Conder com mais 14 famílias, apresentadas como remanescentes da ocupação. 

A companhia analisou o pleito e, por ter retomada a parceria com o Governo Federal e ampliada as possibilidades de atendimento da necessidade de moradia de forma digna, fará o encaminhamento das famílias para o cadastramento no programa Minha Casa, Minha Vida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur). 

A Conder reitera seu compromisso com a gestão adequada dos recursos públicos e com o bem-estar da população, trabalhando incessantemente para garantir acesso à moradia digna por meio de políticas habitacionais eficientes e transparentes.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário