Moradores de Salvador e recôncavo baiano relatam tremores de terra na madrugada deste domingo (30)
Cidades como Mutuípe e Santo Antônio de Jesus podem ter sido afetadas
Foto: TV Recôncavo
Moradores de cidades do recôncavo baiano e Salvador, relataram terem sentido a terra tremer na madrugada deste domingo (30). Há relatos em Santo Antônio de Jesus, assim como nas cidades de Gandu e Valença, ambas no baixo sul, agora no início da manhã.
Casos também foram relatados em Jitaúna, município do Centro-Sul, e Amargosa, onde uma moradora relatou que a terra tremeu tanto que deixou todo mundo assustado.
Em Mutuípe, sul da Bahia, os moradores relataram um segundo tremor há pouco. A cidade já tem histórico, mas, segundo moradores, foi o mais intenso dos últimos tempos.
Na semana passada, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) já havia confirmado um tremor de terra na cidade de São Felix, também localizada no recôncavo baiano.
Em Salvador, alguns moradores se manifestaram através do Twitter e falaram sobre o susto do fato inusitado. "Rpz... acabei de sentir um tremor de terra na Graça, em Salvador. Será que o mundo ta acabando?", disse um usuário. "Tremor de terra em Salvador, a cama balançando cheguei a pensar que eu tava passando mal", indicou outra.
Uma moradora do município de Jiquiriçá, a 258 km de Salvador, comentou que levou um susto com o tremor. "A terra tremeu e minhas pernas até agora não pararam. [...] Moro em Jiquiriçá. A região do Recôncavo e Vale do Jiquiriçá também rolou!"
Em contato com a reportagem do Farol da Bahia, o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo, informou que o órgão recebeu ligações relatando o o incidente. Posteriormente, foi feita uma verificação no Laboratório Sismológico do Rio Grande do Norte, que não constatou registros de abalos neste domingo (30). O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB) identificou que o último registro de tremor na Bahia aconteceu no dia 19 de agosto, na cidade de Muritiba.