Moradores de Salvador podem contar com atendimentos psicológicos gratuitos
Projeto da Guarda Civil Municipal será retomado no próximo sábado (10)

Foto: Bruno Concha/Secom PMS
A Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) retoma, a partir do próximo sábado (10), os atendimentos psicológicos gratuitos oferecidos à população por meio do projeto Curare. A iniciativa acontece na Lagoa dos Pássaros, no bairro do Stiep, na capital baiana.
Os atendimentos são realizados das 8h às 12h, por ordem de chegada, após triagem, com média de 60 pessoas atendidas por dia. Em 2025, o projeto já beneficiou quase 2 mil pessoas.
A ação conta com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, psicanalistas, assistentes sociais e filósofos, que também conduzem rodas de conversa com os participantes.
Segundo o coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, James Azevedo, a ação vai além das campanhas pontuais de conscientização.
“As pessoas enfrentam diversos problemas, como ansiedade e crises emocionais. Por isso, entendemos que o cuidado com a saúde mental deve ser contínuo, não restrito ao Janeiro Branco. A saúde é um direito humano fundamental, e é isso que buscamos garantir com o projeto”, afirmou.


